terça-feira, 23 de março de 2010

A região do Cariri Cearense



O Cariri cearense é conhecido como um tipo de oásis no Sertão, tanto do ponto de vista ecológico quanto climático e hidrográfico. Mas também por critérios culturais ele geralmente é classificado como uma região especial, diferente do ambiente cultural sertanejo.
O Pólo Cariri Cearense ocupa uma área de 6.342,3km² correspondente aos municípios de Abaiara, Barbalha , Brejo Santo, Crato , Jardim, Juazeiro do Norte , Mauriti, Milagres, Missão Velha, Porteiras e Santana do Cariri.
Juazeiro do Norte, principal cidade da região é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina, atraindo milhões de pessoas todos os anos. É uma das mais importantes do estado em termos econômicos e culturais, juntamente com Sobral e Crato. A cidade localiza-se no sul do Estado, a 565 km da capital Fortaleza. Sua área é de 248,558 km², a uma altitude média de 350 metros. A população do município é estimada em 242.139 habitantes.
O Cariri detém considerável potencial natural de recursos hídricos, minerais, de clima e solo que favorece tanto a agricultura diversificada como implantação de agroindústrias. Nesse contexto, a região tem agroindústrias de derivados da cana-de-açúcar como aguardente, açúcar e rapadura; agroindústrias algodoeiras e produtos derivados do couro.
O pólo apresenta áreas de irrigação com produção de frutícolas (banana, mamão, manga, uva, pinha, acerola, graviola, coco e outras), olerícolas e grãos. Há também atividades de metalurgia, ourivesaria, agropecuária orgânica, avicultura e ovinocaprinocultura.
Nos últimos anos se desenvolveram diferentes experiências agroecológicas, sobretudo de agroflorestas e horticultura nas comunidades da região, que poderão ser visitadas antes e depois do II CCA.
Infra-Estrutura
No Pólo existe um aeroporto regional (futuramente internacional) com vôos diários (das empresas GOL e Oceanair) para várias capitais brasileiras como Fortaleza, Recife, Salvador, São Paulo, Brasilia, Rio de Janeiro entre outras. A infra-estrutura de transporte coletivo e de carga liga várias cidades com estradas asfaltadas, boa diversidade de agências bancárias, rede telefônica em processo de expansão, emissoras de rádio e televisão, vasta rede de hospitais e diversidade de opções de moradias com alta qualidade. A rede hoteleira está entre as maiores e melhores da região. Ultimamente vem se tornando também um pólo na educação contando hoje com uma diversidade de cursos superiores, faculdades e universidades tanto na rede pública quanto na rede privada de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário