quinta-feira, 18 de março de 2010

II CONGRESSO CEARENSE DE AGROECOLOGIA











O II CONGRESSO CEARENSE DE AGROECOLOGIA realizar-se-á na cidade de Juazeiro do Norte, no Campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri no período de 10 a 12 de novembro de 2010.

A Agroecologia está se confirmando cada vez mais como estratégia para o desenvolvimento rural com sustentabilidade economica, social e ambiental. Com base em diversas áreas do conhecimento estuda os processos de desenvolvimento a partir de um enfoque sistêmico, adotando o agroecossistema como unidade de análise na transição dos modelos convencionais de agricultura e de desenvolvimento rural para estilos de agricultura e de desenvolvimento rural sustentáveis.

Com base nesse entendimento as discussões sobre esse tema têm sido aprofundadas em espaços acadêmicos, buscando uma aproximação entre a teoria e a prática da agricultura familiar agroecológica. Seguindo esse intuito foi criado o Congresso Nacional de Agroecologia, hoje em sua 6º edição. Os Congressos até hoje têm oportunizado a reunião de profissionais, estudantes e agricultores de todo o país para intercambiar os conhecimentos, as experiências e promover deliberações e orientações para a ação da entidade e a construção do conhecimento da Agroecologia. Desde então tem avançado cada vez mais na sua concepção metodológica, construindo e articulando, com base nas reflexões coletivas, propostas para a sociedade brasileira. Em 2009 foi realizado o VI Congresso Brasileiro de Agroecologia, junto ao II Congresso Latino-Américano, em Curitiba, contando com 3.800 pessoas inscritas.
O primeiro Congresso de Agroecologia foi realizado de 12 a 14 de novembro de 2008 no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici, contando com a participação de mais de 750 pessoas oficialmente inscritas, entre professores, pesquisadores, técnicos, estudantes universitários, sociedade civil organizada e agricultores.

O Congresso foi realizado numa ampla parceria entre o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, a Fundação Konrad Adenauer, que coordena o projeto Agricultura Familiar, Agroecologia e Mercado – AFAM, a Associação Científica de Estudos Agrários - ACEG, a Associação Brasileira de Agroecologia – ABA, a Embrapa Agroindústria Tropical e o Grupo Agroecológico do Centro de Ciências Agrárias, contando com a parceria da Embrapa no Nordeste, e da Associação Brasileira de Agroecologia- ABA, contando também com a parceria do Centro de Estudos do Trabalhador - CETRA, DED, ESPLAR, Núcleo de Iniciativas Comunitárias e Fórum Cearense pela Vida no Semi-Árido.

O apoio do Banco do Nordeste foi fundamental na realização do Congresso, além disso teve o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFC, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDE da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), do MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário), através das suas secretarias da Agricultura Familiar e de Desenvolvimento Territorial; o INCRA, a FETRAECE e o Instituto Agropolos.

ENTIDADES EXECUTORAS:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – CCA – Centro de Ciências Agrárias; Site: www.cca.ufc.br, Sede na Av. Mister Hull, s/n, Fone: 33669731/ 33669732. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS DA UFC NO CARIRI; Site: WWW.cariri.ufc.br, Sede na Av. Tenente Raimundo Rocha s/n, Juazeior do Norte, Fone: (88) 3572 7200.
FUNDAÇÃO KONRAD ADENAUER - PROJETO AFAM; Site: www.agroecologia.inf.br; Sede na Av. Dom Luis, Ed. Mercury, Mezanino, Bairro Aldeota, Fone: (085) 32618478.
EMBRAPA Agroindústria Tropical
Federação dos Estudantes da Agronomia do Brasil - FEAB
Presidente do Congresso: Prof. Joaquim Torres Filho (UFC-Cariri)
Vice-presidente: Profa. Cláudia Araújo Marco (UFC-Cariri)



1.5. COORDENAÇÃO EXECUTIVA
Presidente: Prof. Francisco Dreno Viana da Silva (UFC-Cariri)
Presidente de Honra:
Ricardo Luiz Langeness – Diretor do Campus da UFC Crato

Profa. Sueli Chacon, (UFC-Cariri)
Profa. Ana Roberta Duarte Piancó (URCA)
Profa. Neuma Galvão (URCA)
Luis Carlos Vasconcelos Araújo, Economista, ACEG
Angela Küster, Cientista política, FKA
Jaime Ferré Martí, eng. Agrônomo, FKA
Dra. Maria Irles Mayorga, CCA/UFC
Dr. João Alencar de Sousa, CNPAT/Embrapa

1.5. COMISSÃO TÉCNICO-CIENTIFICA
Presidente: Prof. Francisco Roberto Azevedo (UFC-Cariri)

Membros da Comissão
Profa. Cláudia Araújo Marco (UFC-Cariri)
Prof. Francisco Roberto Azevedo (UFC-Cariri)
Prof. Joaquim Torres Filho (UFC-Cariri)
Prof. Carlos Wagner de Oliveira (UFC-Cariri)
Profa. Edilza Maria Felipe Vasquez (UFC-Cariri)
Prof. Felipe Thomaz da Camara (UFC-Cariri)
Prof. Fábio Rossi Cavalcanti (UFC-Cariri)
Profa. Irani Ribeiro Vieira Lopez (UFC-Cariri)
Prof. José Valmir Feitosa (UFC-Cariri)
COMISSÕES
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO
Prof. Paulo Cajazeira (coordenador), Thainara Martins, Secifram (discente), Prof.Rafael Perazzo.
LOGÍSTICA
Profa. Morgana Baratta, Prof. Felipe, Ivna, Rosenya (discentes)
EDITORAÇÃO
Profa. Suely Chacon, Prof. Valmir Feitosa, Socorro (discente), Fábio, Fco. Assis
CERIMONIAL
Margarida (gab. Diretor), Profa. Claúdia, Profa. Cely Martins, Layanne e Mikaelly,.
COMISSÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA
Profa. Suely Chacon, Profa. Cely Martins.
COMISSÃO DE FINANÇAS
Prof. Carlos Wagner, Prof. Valmir Feitosa, Profa. Irani, Flávio Batista.
PÚBLICO ALVO

O Congresso é de âmbito regional, com a presença de professores/pesquisadores, estudantes universitários, técnicos, sociedade civil organizada e agricultores para a construção do conhecimento agroecológico envolvendo o Ceará e outros Estados do Nordeste. A expectativa é de 150 participantes, entre estes 50 agricultores, estudantes, professores/pesquisadores, extensionistas, técnicos e representantes da sociedade civil organizada.

AGROECOLOGIA RUMO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Professor Joaquim eu gostaria de sugerir que alguém da biblioteconomia participasse da editoração.Gostaria também de participar da logística, acredito que tenho maior afinidade com essa comissão.

    ResponderExcluir
  3. vai ter publicações,se sim, quando vai estádisponivel as regras de submissão dos trabalhos?

    ResponderExcluir
  4. Caro Joaquim C. Lourenço

    Quanto as suas indagações a resposta é positiva e as regras de submissão dos trabalhos deverão sair por todo o mês de maio.

    ResponderExcluir
  5. Olá, quando vão sair as regras de submissão dos trabalhos?

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber a confirmação se O Congresso Cearense de Agroecologia realmente foi adiado,pois a data de envio foi alterada para Dezembro,enquanto no site informa que a data do Congresso continua a mesma
    Aguardo resposta
    Desde de já obrigada!!

    ResponderExcluir
  7. Também estou com a mesma dúvida: quando acontecerá o Congresso? Novembro ou Dezembro?

    ResponderExcluir