quarta-feira, 24 de março de 2010

I Congresso Cearense de Agroecologia


A Comissão Organizadora




O I Congresso Cearense de Agroecologia foi realizado de 12 a 14 de novembro de 2008 no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici. Participaram mais de 750 pessoas, entre professores, pesquisadores, técnicos, estudantes universitários, sociedade civil organizada e agricultores. O objetivo do Congresso, exposto no seu tema “Agricultura Familiar e Sustentabilidade”, foi de contribuir para a sustentabilidade da agricultura familiar a partir do processo de construção de conhecimentos científicos e práticas agroecológicas, abordando aspectos sociais, ambientais e econômicos, e incentivar a pesquisa cientifica e a extensão rural.

No evento, todas as temáticas tiveram uma abordagem participativa. A participação de cerca de 200 agricultores das mais diferentes regiões do estado do Ceará foi garantida, o que representou um marco para o Congresso, e possibilitou o intercâmbio com pesquisadores, docentes e estudantes, consolidando os saberes e práticas a partir da reflexão dos temas discutidos.

O Congresso foi realizado através de palestras, conferências, painéis paralelos, seminário de sistematização de experiências, apresentação de trabalhos técnicos científicos, mini-cursos e feira agroecológica.

Foram enviados 117 trabalhos científicos de vários estados, que foram apresentados em forma de pôster.

O Congresso foi realizado por uma ampla parceria entre o CCA/UFC, a ACEG, a Fundação Konrad Adenauer, a EMBRAPA – CNPAT, a ABA e o Grupo Agroecológico/UFC, tendo como parceiros e apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Banco do Nordeste, Pró-Reitoria de Extensão da UFC, INCRA, FETRAECE, Instituto Agropolos, Prefeitura Municipal de Fortaleza, CETRA, DED, ESPLAR, Núcleo de Iniciativas Comunitárias e Fórum Cearense pela Vida no Semi-Árido.

O evento mostrou a demanda de consolidar a Agroecologia como ciência dentro da Universidade e de avançar na construção participativa do conhecimento agroecológico. Em 2009 será realizado o VI Congresso Brasileiro de Agroecologia, junto ao II Congresso Latino-Américano, em Curitiba e para 2010 está confirmado o II Congresso Cearense de Agroecologia a ser realizado no Campo do Cariri da Universidade Federal do Ceará. Agradecemos a todos pela participação e envolvimento com a causa do desenvolvimento de agriculturas mais sustentáveis, na perpectiva de darmos continuação às parcerias e ao processo.

Fonte: http://www.agroecologia.inf.br/conteudo.php?vidcont=217

Nenhum comentário:

Postar um comentário