sexta-feira, 23 de abril de 2010

Os desafios para a conservação das florestas tropicais – Lançamento da revista e palestra com o engenheiro florestal Francisco Campello. Dia 30 de abr


Informação para imprensa
Fundação Konrad Adenauer
Av. Dom Luís 176, Edf. Mercury – 60160-230 Fortaleza • Ceará




LABORATÓRIO AMBIENTAL PARA ESTUDANTES DE JORNALISMO
Fundação Konrad Adenauer lança revista e
promove debate sobre mudanças climáticas

19. abril 2010
A rica diversidade da Floresta Nacional Araripe foi o cenário de pautas para a revista Os desafios para a conservação das florestas tropicais, que será lançada no próximo dia 30 de abril, às 9h30min, no auditório do Campus da UFC no Cariri. A publicação, editada pela Fundação Konrad Adenauer, reúne reportagens de estudantes de Jornalismo dos Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí sobre a Floresta Nacional do Araripe (Flona do Araripe). Eles participaram do Laboratório Ambiental para Estudantes de Jornalismo, em setembro de 2009, na Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri, em Juazeiro do Norte. As matérias foram selecionadas em concurso e os três primeiros colocados receberão diplomas de reconhecimento e publicações.

Após a solenidade, haverá palestra do engenheiro florestal Francisco Campello, assessor técnico do Projeto Conservação e Uso Sustentável da Caatinga MMA/IBAMA - GEF Caatinga/PNUD, sobre o tema ‘Mudanças climáticas e impactos ambientais’. O evento é uma realização da Fundação Konrad Adenauer e do campus da UFC no Cariri e faz parte dos preparativos para o II CONGRESSO CEARENSE DE AGROECOLOGIA. A participação é aberta aos interessados no tema.

A revista reúne 17 textos escritos pelos estudantes, que também fizeram as fotografias, distribuídos em 63 páginas. As três melhores reportagens indicadas para reconhecimento do concurso foram: ‘Tradição e natureza em harmonia na região do Araripe’, da estudante Júlia Arraes de Alencar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); a segunda, ‘Pequi: a esperança sem sair de casa’, de Raíssa Ebrahim dos Santos, também da UFPE, e, a terceira reportagem, ‘Os frutos que o babaçu rende’, de Marcos Antônio Rocha Montenegro Júnior, da Faculdade 7 de Setembro, de Fortaleza.

O Laboratório Ambiental para Estudantes de Jornalismo foi uma promoção conjunta da Fundação Konrad Adenauer e da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Projeto Conservação e Uso Sustentável da Caatinga (Projeto GEF – Caatinga), escritório em Recife, e com a Fundação Araripe, com sede no Crato. A publicação está disponível gratuitamente no site www.sustentavel.inf.br e no escritório da Fundação Konrad Adenauer (Av. Dom Luís, 176 – mezanino – Aldeota.)
_______________________________________________________________________________________________________________________
Os desafios para a conservação das florestas tropicais – Lançamento da revista e palestra com o engenheiro florestal Francisco Campello. Dia 30 de abril de 2010, sexta-feira, às 9h00min, Campus da UFC Cariri.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Novidades!



* Por ocasião de mais uma reunião de trabalho da comissão organizadora do II Congresso Cearense de Agroecologia realizada no dia 13 de abril de 2010 no auditório do campus da UFC no Cariri, foram aprovados os seguintes mini-cursos:
1. Agroecologia; (ACB)
2. Economia solidária; (UFC)
3. Educação pro campo; (Núcleo da Resab)
4. Revolução verde: Uso de agrotóxicos e queimadas. (URCA)
5. Extrativismo (Fundação Araripe)

* Workshop dia 30

Ocorrerá no dia 30 de abril no auditório do campus da UFC no Cariri, um workshop que faz parte dos preparativos do II Congresso Cearense de Agroecologia. A programação constará de:
- Café da manhã;
- Palestra de Francisco Campelo sobre Mudanças climáticas e impactos ambientais
- lançamento da publicação sobre Florestas Tropicais
- almoço para agricultores
- reunião de trabalho para o IICCA

* Informamos que a comissão de editoração planeja lançar livro com trabalhos do congresso.

"A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo."
Peter Drucker

terça-feira, 13 de abril de 2010

Reunião da comissão de articulação com os produtores coordenação ACB


Ocorreu no dia 07 de abril na cidade do Crato a reunião da comissão de articulação com os produtores a cargo da ACB. Dentre os pontos abordados foram mencionados:
1. Realização de visitas técnicas a 10 localidades;
2. Realização de 05 mini-cursos (Agroflorestação; Economia solidária e consumo consciente; Educação no campo; Uso de agrotóxicos e queimadas; Vantagens e desvantagens da Agroecologia.
3. Segundo foi colocado na reunião, a preferência em opção de programação do evento pelos agricultores é pelas visitas.

_____
Informações repassadas pela Profa. Edilza (UFC Campus Cariri)
foto: vista da cidade de Juazeiro do Norte (by: jtorres)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

MINI-CURSOS SUGERIDOS




Por ocasião da reunião da Comissão de articulação com os produtores sob a coordenação da ACB, foram sugeridos os seguintes mini-cursos:
1. Agroflorestação;
2. Economia solidária e consumo consciente;
3. Educação no campo;
4. Uso de Agrotóxico e Queimadas;
5. Vantagens e Desvantagens da Agroecologia.

Por ocasião da reunião de trabalho da comissão organizadora que acontecerá nesta terça-feira (13 de abril) às 14 horas no campus da UFC Cariri, as sugestões de mini-cursos serão colocadas na pauta para aprovação.

____
fotos do campus da ufc cariri por jtorres

sexta-feira, 2 de abril de 2010

SUGESTÕES PARA MINI-CURSOS E OFICINAS



Fotos: Preceitos e casa do Pe. Cícero

Por ocasião da última reunião da comissão organizadora do II Congresso Cearense de Agroecologia com a presença de parceiros, foi sugerido receber através do blog sugestões para a realização de 04 mini-cursos e 03 oficinas.

Aguardamos sugestões!