quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar no enfoque da Agroecologia” foi o tema da palestra


.


Estudantes, professores e profissionais interessados de 33 municípios cearenses e de outros estados brasileiros estão em Juazeiro do Norte, onde participam até amanhã (13) do II Congresso Cearense de Agroecologia. O evento está acontecendo no novo campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Cariri, que abriga dez cursos de graduação, conta com 1.300 alunos, 183 professores e se prepara para ofertar seu primeiro curso de Mestrado (Desenvolvimento Sustentável).

Foi nesse ambiente de plena efervescência de conhecimentos e intensa vida acadêmica que se deu, na noite do último dia 11, a abertura oficial do Congresso. Lá, estiveram o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, o presidente do Congresso, Joaquim Torres Filho, o diretor do Campus, Ricardo Luís, o presidente Ematerce, Itamar Teixeira, dentre outras autoridades e uma grande plateia.

Na ocasião, os participantes puderam assistir à palestra do secretário Amorim, que se debruçou sobre o tema “Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar no enfoque da Agroecologia”. Ele destacou a importância da valorização da biodiversidade e revelou que esse é um dos preceitos que norteiam as atividades da SDA em todoso interior do Estado, bem como a recuperação dos solos e os investimentos em quintais produtivos. Para ele, a agroecologia está se confirmando cada vez mais como estratégia para o desenvolvimento rural com sustentabilidade econômica, social e ambiental.

De acordo com o presidente do Congresso, a agroecologia tem base em diversas áreas do conhecimento e estuda os processos de desenvolvimento a partir de um enfoque sistêmico, adotando o agroecossistema como unidade de análise na transição dos modelos convencionais de agricultura para estilos de desenvolvimento rural sustentáveis.

Ao final da palestra de Amorim, o presidente falou sobre a importância da sua apresentação. “Somos privilegiados em contar com a sua contribuição, que alia toda uma existência de vida no campo com a função gestora de uma das pastas mais atuantes do atual Governo do Estado”, declarou.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631

Nenhum comentário:

Postar um comentário