sábado, 14 de agosto de 2010

Notícias do II CCA



O Congresso apresentará a seguinte programação:

Palestras de abertura, introduzindo aos conceitos da Agroecologia, suas propostas e perspectivas, propiciando um nivelamento para os participantes do congresso.

Conferência Nacional com o objetivo de gerar debates, reflexões e atuações na área a partir de um intercâmbio de experiências com outros estados do Nordeste e do Brasil.

Painéis Paralelos para a abordagem de temas transversais importantes para a compreensão mais abrangente da agroecologia.

Seminário de Construção do Conhecimento Agroecológico, para que os participantes problematizem e compreendam, mediante a apresentação de experiências, as várias formas de consolidação da agroecologia, com inscrição e seleção de experiências sistematizadas.

Apresentação de trabalhos técnico-científicos, com exposição de porters, para aprofundar a reflexão dos temas, assim como explanação de novos conhecimentos para a atuação.


Oficinas para transmitir tecnologias apropriadas para atender as diversas realidades dos participantes.

Mini-cursos, antecedendo a abertura do Congresso, para introduzir em tecnologias apropriadas para o manejo agroecologico. .

Feira da Agroecologia que se constitui como um espaço de apresentação de produtos e troca de informações.

Visitas de Campo, antes e após o Congresso, dando a oportunidade de conhecer experiências exitosas de agroecologia no Cariri

Momentos Culturais, mostrando a rica diversidade de manifestações culturais do Cariri
METODOLOGIA

A promoção da construção do conhecimento agroecológico no Estado do Ceará tem como princípio a democratização dos meios de disseminação desse conhecimento, para tanto o evento trabalha uma abordagem participativa. A participação de agricultores familiares agroecológicos deve ser garantida para o intercâmbio com pesquisadores científicos, docentes e estudantes, consolidando os saberes e práticas a partir da reflexão dos temas discutidos.

Dentro do espaço acadêmico pretende-se contribuir para o desenvolvimento da agroecologia como ciência, com novos enfoques metodológicos para a construção desse conhecimento, sendo conduzidos a partir da interação entre as comunidades rurais e o universo científico-acadêmico.

O Congresso será organizado em quatro áreas temáticas: .

1) Mudanças climáticas no semiárido e manejo ecológico;
2) Agroecologia, Economia ecológica e Economia solidária;
3) Organização social no campo;
4) Educação do Campo – mudança de diretrizes de ensino, pesquisa e extensão.


Simultaneamente será realizado o Seminário de Construção do Conhecimento Agroecologico para sistematizar as experiências agroecologicas, estando previsto a realização de oficinas regionais e outra estadual. A EMBRAPA Tabuleiro Costeiros está prevendo a realização de seminário regional do Nordeste e a convocação de entidades em outros Estados para realizar as suas sistematizações, definindo-se as apresentações para o Congresso, em novembro.

Como preparação do Congresso está previsto a realização de seminários regionais em cinco territórios estratégicos, para mobilização efetiva, discussão e preparação dos temas a serem apresentados, definição das delegações de representantes das entidades e dos agricultores.
Visite o nosso portal: www.aceg.ufc.br/eco2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário