quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Informações


A comissão organizadora do evento informa:

1. Submissões de artigos até o dia 25 de outubro;

2. Agricultores que se inscreverem on line devem apresentar no credenciamento o DAP

3. Inscrições até dia 09/11/2010 on line e dia 10/11/2010 somente em cash

4. A inscrição somente será confirmada com o devido pagamento;

5. Ao todo o limite de inscritos é de 1000 participantes.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Economia Solidária


Economia Solidária

Antes de falar de economia solidária, vamos começar falando do que é economia. Ela atualmente é a atividade que se ocupa da produção, distribuição, acumulo e consumo de riquezas.

Quando surgiu, a economia, significava a “arte de bem administrar uma casa ou estabelecimento”. Era conseqüência do trabalho e imaginação humana. Só que agora ela tem vida própria. E ainda, comanda a vida de muita gente, passou a valer mais do que o próprio trabalho.

A economia solidária vem mostrar que as coisas se inverteram. Ela retorna para as origens da economia, onde o verdadeiro valor vinha do trabalho, do saber da criatividade e da solidariedade.

Esta nova economia se faz com um novo jeito de ver as pessoas, as coisas e o mundo. Ele cria maneiras de incluir no trabalho e gerar renda para pessoas desempregadas ou excluídas do mercado de trabalho, ou para aqueles que desejam construir novas relações de produção baseadas nos valores de cooperação, partilha e reciprocidade.

Justamente por isso que ela se mostra um modo inteligente de organizar o consumo, a produção e o comercio. Ela busca construir o melhor para todos a partir de uma auto-gestão ética e sustentável. O respeito pelo indivíduo, com suas capacidades e experiências diferentes, possibilita a cooperação entra cada um e para o grupo todo.

Essa transformação toda começa na verdade quando cada indivíduo vira sujeito de sua própria vida, mudando assim os valores das pessoas e da comunidade. Mas não há receita pronta, se constrói essa economia nova a partir da realidade que já existe.


Texto extraído: http://www.agroecologia.inf.br/secoes.php?vidcanal=11

domingo, 17 de outubro de 2010

Últimas do II Congresso Cearense de Agroecologia


A Comissão Organizadora do II Congresso Cearense de Agroecologia informa que:

1. Não haverá inscrição na hora do evento. Todas as inscrições serão on line (www.aceg.ufc.br/eco2010).

2. Foram disponibilizados 40 vagas no IFCT Campus do Crato para hospedagem de estudantes;

3. Inscrições serão limitadas a 800 (estudantes e profissionais) e 200 (agricultores).

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Parabéns pelo Dia do Agrônomo


A Comissão Organizadora do II CONGRESSO CEARENSE DE AGROECOLOGIA saúda todos os engenheiros agrônomos pela passagem de seu dia.

ORAÇÃO DO AGRÔNOMO

"HERDARÁS O SOLO SAGRADO E A FERTILIDADE SERÁ TRANSMITIDA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO;

PROTEGERÁS TEUS CAMPOS CONTRA A EROSÃO E TUAS FLORESTAS CONTRA A DESOLAÇÃO;

IMPEDIRÁS QUE TUAS FONTES SEQUEM E QUE TEUS CAMPOS SEJAM DEVASTADOS;

PARA QUE TEUS DESCENDENTES TENHAM ABUNDÂNCIA PARA SEMPRE".

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Faltam 30 dias para o II Congresso Cearense de Agroecologia



Se você não fez sua inscrição, garanta já sua participação no II Congresso Cearense de Agroecologia. Vá até www.aceg.ufc.br/eco2010 e faça já sua inscrição.
Fale conosco: iiccagroecologia@cariri.ufc.br ou através deste blog, ou (88)96310454 e (85)33669736 e (88)35727243

sábado, 9 de outubro de 2010

Mais novidades para o II CCA

Aconteceu ontem, dia 08 de outubro de 2010, reunião da Comissão Organizadora do II CONGRESSO CEARENSE DE AGROECOLOGIA em Juazeiro do Norte no Campus da UFC Cariri. Algumas decisões foram tomadas:

1. Estudantes da Agronomia - FEAB, irão dispor de hospedagem (40 vagas) no IFCE Campus Crato, devendo lista ser enviada previamente com nome completo, ID e CPF para email joaquim.torres@ufc.br Haverá ônibus para levá-los até o evento.

2. A transmissão por videoconferência será efetivada a partir da sala de videoconferência da FATEC Cariri, havendo transporte para os congressistas.

3. Reforçado o fato de que todas as inscrições deverão ocorrer na forma on line com limite de 800 (estudantes, profissionais e outros) e 200 (agricultores).

4. Data limite para envio de artigos 25/10/2010.

5. Só terão acesso às dependências do evento aqueles devidamente credenciados.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

II CCA NOVOS INFORMES




A Comissão organizadora do II CONGRESSO CEARENSE DE AGROECOLOGIA AVISA QUE:

1. A data do evento será: 10 a 13 de novembro de 2010 (confirmadíssimo!).

2. Maiores informações através deste blog, do portal do evento: www.aceg.ufc.br/eco2010, com a empresa de eventos www.destakeventos.com ou através dos telefones: (085)33669736 (ACEG), (88)35727243 (secretaria do evento) ou ainda (88)96310454 (Prof. Joaquim Torres - Presidente do evento; joaquim.torres@ufc.br ).

3. Hospedagem para 200 agricultores no Centro de Extensão do Crato, devendo as instituições que representem a classe enviar com antecedência os respectivos nomes. Hospedagem para estudantes está sendo negociada com o IFCE também no Crato, mas ainda não obtivemos resposta.